Tabela de conteúdos

Início » Nativas » Árvores e Palmeiras

Pau-formiga - Triplaris americana

O Pau-formiga (Triplaris americana) é uma árvore da familia Polygonaceae. Conhecida também pelos nomes de: pau-formigueiro e pau-de-formiga.

Características

O pau-de-formiga é uma arvore de médio porte, cresce de 12 a 20 metros, é muito versátil podendo ser cultivada como arborização urbana de praças e ruas, também pode ser usada em arborização de jardins. É uma planta dióica (sexos separados) e apresenta distinção na floração dos dois sexos. A árvore do sexo feminino apresenta bela floração de coloração rosa ou vermelha. A árvore macho apresenta pequena floração branco amarelada não tão vistosa, mas muito atrativa aos insetos que a buscam para obter pólen e néctar que nesta atividade acabam atraindo também aves em busca destes insetos. A planta apresenta fuste reto e oco com ramos laterais que criam uma forma piramidal bastante propícia ao plantio em grupos. As folhas são grandes, ovaladas, glabras, membranáceas e simples. O tronco oco por vezes serve de abrigo a formigas que criam no interior do tronco seus formigueiros e são responsáveis por vários nomes populares que esta planta possui. Suas flores são muito vistosas na coloração variando de rosa a vermelho e aparecem precocemente, mesmo quando ainda são pequenas mudas.
Quando em frutificação, esta árvore apresenta um belíssimo espetáculo da natureza reunindo os mais diversos tipos de aves da ordem dos Psittaciformes.

Época de frutificação e florada

A floração ocorre no inverno e início da primavera e é bastante durável. Os frutos são do tipo aquênio, com cálice persistente e se disseminam pela ação do vento (heliófita).

Cultivo

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, profundo, úmido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Árvore típica de matas ciliares, o pau-formiga prefere ser plantado próximo a cursos d’água ou lagos, onde se beneficia da umidade do solo. Pode ser cultivado em locais mais secos e drenados, mas neste caso requer irrigação regular. Fertilizações anuais na primavera e verão, estimulam intensas floradas e um crescimento vigoroso. Aprecia o clima tropical e subtropical. Multiplica-se por sementes.

Aves mais atraídas pela planta

Em sua maioria aves da ordem dos Psittaciformes, entre outros que ocorrem ocasionalmente.

Ocorrência natural

América do Sul, Brasil, Paraguai.

Referências